Jogos baseados em pistas continuam fazendo tanto sucesso atualmente como há mais de dez anos, porém, ao mesmo tempo, um novo mercado vem surgindo com toda a força nos últimos tempos: são os jogos de corrida de mundo aberto.
Mundo aberto é uma tecnologia que permite ao jogador percorrer todo o mapa (ou “mundo”) do jogo da forma que bem entender, e escolher qual das competições disponíveis realizará.
Alguns excelentes exemplos de jogos de corrida com mundo aberto são a série Need for Speed Underground, bem como um sucesso mais recente: Burnout Paradise, que investem em locais fictícios para criar uma ambientação envolvente.
Já Midnight Club: Los Angeles, toma uma iniciativa muito mais ousada ao inserir esse mesmo contexto num ambiente real: a cidade de Los Angeles, como o nome do jogo já propõe.
Haja combustível
Entretanto, se a Rockstar Games (produtora das séries Grand Theft Auto, Bully e Midnight Club) ousa ao oferecer uma ambientação baseada em cenários reais para seu jogo, não há ousadia maior do que a da Codemasters com Fuel.
A companhia que é muito respeitada no gênero corrida por títulos como Race Driver: GRID, DiRT e toda a série de rally Colin McRae anunciou que um de seus estúdios, chamado Asobo e localizado na França, está trabalhando no jogo com o maior mapa da história dos games, contando com 14 mil quilômetros quadrados de pistas em mundo aberto.
A ambientação chama atenção por sua proposta igualmente inovadora, que confere ao jogo um ar pós-apocalíptico bastante atrativo: após o planeta ter sofrido terríveis danos devido ao aquecimento global, e grande parte da superfície habitável da Terra ter se transformado em deserto, um grupo de pilotos decide iniciar uma competição nesse clima devastador.
O resultado do aquecimento global não criou somente desertos, mas também uma mistura de climas que envolve o jogador: desertos, florestas tropicais, praias, montanhas, canyons, penhascos e outros ambientes mesclam-se de maneira desordenada.
Gaiolas, motos e jipes em meio a tornados e tempestades!
Com um total de 16 variedades de veículos diferentes e com mais de 70 modelos disponíveis para os jogadores, todo gênero de veículo motorizado para rallys estará disponível, desde motocicletas e quadriciclos até caminhões e gaiolas, passando pelos típicos 4x4 e os incomuns muscle cars.
Todos estes veículos passarão pelas pistas únicas de Fuel da maneira que seus pilotos bem entenderem, mas será muito importante que o jogador esteja atento ao clima. Muitas vezes, o corredor irá se deparar com tornados, chuva torrencial, tempestades de areia ou outros eventos climáticos que forçarão os competidores a mudar rapidamente suas rotas, com o objetivo de não serem destruídos por pedaços de casas arrastados pelo vento ou perderem posições devido ao mau tempo.
No modo single player do jogo, a aventura será em modo carreira, apesar de não haver maiores informações a respeito desse conteúdo. Entretanto, o que mais chama atenção será o modo multiplayer, onde o jogador poderá criar suas próprias pistas e disponibilizá-las online para competir contra outros 15 corredores de todo o mundo.
O desenvolvimento do título, infelizmente, ainda está em seus estágios iniciais, ainda que os designers da Asobo já tenham gasto um bom tempo brincando nos milhares de quilômetros quadrados do jogo.
Entretanto, a Codemasters promete o lançamento de Fuel para o primeiro semestre de 2009, o que dá água na boca, apesar de parecer impossível. Vale ressaltar que o jogo será lançado, simultaneamente, no Xbox 360, PlayStation 3 e PC.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.