Vagas para Postadores

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ICED



ICED é um jogo que simula a vida de um imigrante ilegal no Estados Unidos e que vai levar você a conhecer um pouco mais sobre um problema social que afeta também muitos brasileiros, e que fez o jogo ganhar grande repercussão na mídia.

Seguindo o estilo de games com um enfoque social, como Food Force, o jogo da ONU que aborda a questão da fome mundial, o ICED busca conscientizar e ao mesmo tempo entreter os jogadores, favorecendo a reflexão e o entendimento de um problema enfrentado por várias pessoas que residem nos EUA ilegalmente e vivem o drama da deportação.

Desenvolvido pela Breakthrough, uma organização sem fins lucrativos em prol dos direitos humanos, o ICED (sigla de "I Can End Deportation", ou literalmente "eu posso acabar com a deportação") aborda questões sérias e complexas, como o medo e as condições humanas vivenciadas pelos imigrantes após serem presos, com o objetivo de combater a política imigratória dos Estados Unidos.

Nessa aventura, após escolher um dos cinco protagonistas, adolescentes oriundos de diversos países, o jogador partirá em busca da cidadania americana, mas para isso terá de responder várias perguntas corretamente para não ser deportado.

O jogo


Logo no início, você deve selecionar por um dos cinco adolescentes e conhecer um pouco mais sobre sua história. Após escolher um personagem, uma tela de carregamento colocará você na cidade de Nova Iorque, totalmente em 3D, enquanto você pode conferir fatos sobre a imigração.

A câmera é em primeira pessoa e seu objetivo é simples: seguir para os pontos indicados no mapa e responder às perguntas corretamente para evitar o encarceramento. Todas elas estão em inglês, como as instruções e demais opções do jogo, o que pode ser uma barreira para aqueles que não estão acostumado com o idioma.

Você inicia com apenas cem pontos, e em cada pergunta há duas respostas, sendo apenas uma delas a correta. Caso responda errado, um alerta é exibido e isso pode ocasionar detenções, que se acumuladas o levam à deportação.

Nas ruas também há itens que lhe dão escolha entre uma série de condutas, que vão desde votar e exercer a sua cidadania ou ignorar as eleições, até escolher entre comprar a sua comida ou roubar os alimentos.

Na cadeia você deve contactar um advogado e lutar para sair assim que possível, ou então pode optar por voltar ao seu país de origem voluntariamente, finalizando o jogo.

Para ganhar pontos, você também pode recolher itens nas ruas, os quais simbolizam a execução de atitudes politicamente corretas por parte do jogador.

Assim, o jogo busca promover uma mudança social e maior reflexão sobre os direitos humanos, colocando o jogador no lugar destas pessoas que experimentaram a angústia de viver longe da família e dos seus sonhos de viver em melhores condições.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.