Vagas para Postadores

domingo, 23 de novembro de 2008

Simon the Sorcerer 4



Simon the Sorcerer 4: Chaos Happens apresenta-nos um Simon em plena puberdade, com as típicas discussões de adolescente. O jogo pega no fim de Simon Sorcerer II e coloca-nos na sala da casa de Simon, onde o irrequieto jovem sofre por voltar ao mundo fantástico por detrás do seu guarda-roupa. Assim que Simon regressa ao mundo mágico, levantam-se suspeitas de que existe um sósia a fazer-se passar por ele, inclusive na relacção com a sua namorada. A partir daqui, é o Simon The Sorcerer que todos os veteranos das aventuras gráficas conhecem.

A interface é bastante simples, assente no tradicional Apontar & Clicar e com o inventário organizado na parte inferior do ecrã. Tal como em qualquer outra aventura gráfica, terão de examinar os cenários em busca de objectos que possam ajudar na progressão e resolução de diversos puzzles. A este aspecto adicione-se um largo conjunto de personagens com as quais teremos de interagir e dialogar e temos resumida toda a interactividade de Simon 4.

Por norma, as aventuras gráficas tornam-se apaixonantes quando conseguem concentrar no mesmo espaço diálogos espirituosos, personagens e cenários memoráveis, e puzzles com raça. Infelizmente, Simon the Sorcerer 4: Chaos Happens apresenta-se algo manco nesta receita. Se por um lado os cenários luxuosos e bem desenhados nos conseguem imergir neste universo mágico, já os diálogos são um verdadeiro "chega para lá" na nossa disposição. Simon the Sorcerer foi sempre uma série bem apetrechada de humor, com diálogos mordazes e situações ridiculamente bem dispostas. Contudo, o argumento de Simon 4 esforça-se demasiado para ter piada, estilo a piores noites de Fernando Rocha, atirando barbaridades em todas as direcções à espera de atingir a nossa veia do riso. O resultado não passa de um humor tentado, que na maioria dos casos a melhor reacção que consegue provocar é um revirar de olhos.



O ponto forte de Simon the Sorcerer 4: Chaos Happens reside nos puzzles. Por norma todos exigem uns pozinhos de imaginação da nossa parte e não apenas uma incessante busca por objectos escondidos nos cenários. E mesmo se ficarmos "entalados" podemos sempre usar o sistema de pistas do jogo para nos apontar na direcção correcta. O único senão aqui é a falta de motivação para continuar. Voltamos ao problema do argumento, que nos coloca ao serviço de personagens que vão do pouco carismático ao totalmente irascível, deixando no ar a sensação de "estou novamente envolvido num frete".

As próprias vozes dos personagens fazem pouco para amenizar este facto. Além do esforçado actor que oferece a voz a Simon, quase nenhum se aproveita, num diversificado recital desprovido de emoções. Assim sendo, a maioria das vezes em que clicámos no rato foi na ânsia de passar à frente de mais um diálogo martirizante. É sobretudo aqui que Simon 4 cai por terra. Com um argumento pouco talentoso, personagens que queremos esquecer rapidamente e um trabalho de vozes medíocre, é complicado desfrutar dos cenários e puzzles competentes. Se são fãs do feiticeiro desastrado, é possível passar vista grossa a alguns dos problemas e entrar no ridículo que vos é proposto. Todavia, se procuram uma boa aventura, é preferível apostar nas novas séries de Sam & Max ou ir optar pela Wii e buscar Zack & Wiki.

1 comentários:

Epbsb disse...

O blog esta muito massa coloquei como pagina inicial!!!

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.