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sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Empire: Total War



O calor das batalhas, a ansia pelo poder, o cheiro da guerra. Tudo esta de volta na nova edição da aclamada franquia de jogos de estratégia em tempo real, Total War. Depois de recriar com maestria as maiores batalhas que o mundo ja viu (do Japão Feudal aos tempos medievais) a série de RTS prepara o seu retorno com algumas novidades e um cenário propício para revoluções.


A franquia tornou-se extremamente popular por utilizar uma jogabilidade que mesclava elementos de estratégia em tempo real (rts) e estratégia em turnos, aliado a uma poderosa engine, criaram um clássico do gênero.

A franquia é notória por simular com perfeição as batalhas em larga escala, tanto que os canais de televisão History Channel e BBC utilizam a mesma engine do jogo para reproduzir grandes batalhas em programas de história.

Desta vez o jogador será levado para o período de glória dos grandes impérios europeus. Durante o conturbado século XVIII e início do XIX, sendo que você deverá liderar sua nação ao domínio não apenas da Europa, mas também de outros três continentes.


A Era dos Impérios

O período histórico compreendido no jogo refere-se ao apogeu do colonialismo, época da glória imperialista, uma era de revoluções forjadas a sangue e pólvora. O cenário é auspicioso para um jogo da franquia Total War, já que durante este recorte histórico podemos ver várias mudanças nas práticas militares, como o desenvolvimento de novas tecnologias e a ascensão de novas nações no cenário político internacional.

Um exemplo da agitação do período é a Guerra dos Sete Anos, considerado o primeiro conflito de âmbito global, e as Guerras Napoleônicas, que provavelmente farão parte de um futuro pacote de expansão deste jogo.

Entre as “participações especiais” estão várias figuras históricas como Pedro o Grande, Czar da Rússia, e Charles XII da Suécia. Além de incluir dez facções diferentes representando os grandes impérios da época, entre eles: a Grã-Bretanha, a Prússia, a Espanha, a França, a América, o Império Turco-Otomano, a Suécia e a Rússia.

Quem não tem cão...

Segundo a Creative Assembly empresa responsável pelo desenvolvimento de Empire: Total War o jogo está maior do que qualquer outro título da franquia. Um bom exemplo disso é que, apesar de o caminho a ser seguido estar por conta do jogador, cada facção iniciará o jogo, no ano de 1700, com as mesmas forças, fraquezas e tecnologias que possuía na época.

Por exemplo, no caso dos Estados Unidos da América, o jogador inicia a aventura com as treze colônias originais que dividiam o país em meados do século XVIII, podendo escolher o crescimento econômico como foco principal do seu desenvolvimento.

Partindo desse ponto, você poderá estabelecer rotas comerciais com outros impérios, visto que é esta a principal chave para o sucesso econômico. Para tanto, será necessário obter recursos com os quais se possa realizar trocas comerciais vantajosas.

Os desenvolvedores compararam as diferentes regiões do globo e seus recursos singulares como uma enorme torta, sendo que quanto maior o número de navios de uma determinada nação, maior o tamanho da fatia que o seu império poderá saborear.

Taxação sem representação



Uma das formas mais diretas de se arrecadar recursos é através da cobrança de impostos, porém esta opção é uma faca de dois gumes. Quanto maior a taxa de impostos, menor a satisfação de seus cidadãos trilhando assim o caminho mais curto para uma revolução.

Caso você demonstre grandes habilidades no manejo das finanças públicas e na satisfação de seus cidadãos, tais problemas poderão ser contornados. Lembre-se dos abusos da corte do Rei Luís XVI da França, ou quem sabe do monarca inglês, rei Jorge III.

Desta forma o gerenciamento do humor dos cidadão de seu império é de vital importância para a manutenção da soberania do seu país. Revoluções internas ou externas prejudicam os seus rendimentos e abalam a sua imagem no cenário político mundial.

A caneta ou a espada?

A diplomacia será essencial para garantir o maior número possível de rotas comerciais, assegurando também valiosos aliados militares muito importantes num mundo que se mantém em constante estado de guerra.

Você poderá firmar acordos defensivos: que estipulam em termos gerais que se um terceiro império decidir atacá-lo, seu aliado deverá enviar frotas de navios, ou de soldados, para auxiliá-lo e vice-versa.

Portanto preste muita atenção com que você anda. Aliar-se com uma nação “fraca” não irá render muitos benefícios neste ponto em particular, entretanto uma nação submissa ao seu poderio evidencia a sua soberania.

Raposa do mar

O grande diferencial desta edição de Total War é a inclusão das batalalhas navais a sua dinâmica de combates patenteada. Com a adição dos combates navais em 3D sem deixar de lado os maciços combates em terra o jogador poderá controlar uma embarcação, ou até mesmo uma imponente frota de navios.

As batalhas prometem ser a mais realistas já vistas em um jogo de estratégia. O cenário poderá ser destruído por completo velas e mastros irão se partir, tiros de canhão, mosquetes e abalroamento estão detalhados e realistas. Além disso, os efeitos climáticos também influenciarão nos embates.

Assim como na realidade, o vento será um fator determinante dentro dos combates em alto mar. A direção do vento poderá definir o resultado de uma batalha, seja pela falta ou por mudanças repentinas na sua direção. Incríveis armadas podem ficar estagnadas na água, a mercê de seus oponentes e assim por diante.

Firme e forte

E as novidades não param por ai, em terra as mudanças ficaram por conta das novas tecnologias e fortificações, além da super-abundância de formações e estratégias a serem dominadas.

A preocupação em recriar um campo de batalha da época faz com que os canhões e mosquetes ganhem um efeito dramático, já que a qualquer momento, as frágeis tecnologias do passado, poderão apresentar defeitos, travando ou simplesmente não funcionando corretamente causando inclusive disparos pela culatra ou explosões acidentais.

A brutalidade das batalhas ficará gravada no terreno, sangue, fumaça, explosões e corpos mutilados ficaram expostos no cenário. Empire: Total War chega ao campo de batalha no dia 3 de fevereiro de 2009 e tem tudo para manter o elevado nível de qualidade da série.

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