Vagas para Postadores

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Shin Megami Tensei



Esse é o cenário básico do último título da série Shin Megami Tensei, Imagine. Esta aventura transporta a história dos consoles para os computadores pessoais, mais especificamente para o universo dos MMORPGs. Com uma trama que se passa entre o primeiro e o segundo jogo, Imagine nos leva novamente a uma Tóquio devastada.


Um cenário nada otimista

Após a Grande Destruição, causada por um acidente com testes em teletransportadores no século XX, demônios começaram a infestar o planeta. Os conflitos por sobrevivência desencadearam uma guerra nuclear de proporções mundiais, que culminou com a destruição de todas as civilizações. Após vários anos, no século XX, uma enchente “lava” a cidade, extinguindo tanto as ruínas quanto a maior parte dos demônios.

Após o incidente, diversos abrigos começaram a ser elaborados pelos sobreviventes, culminando na construção de uma torre de proporções gigantescas, sob a orientação dos sábios. Denominada Shinjuku Babel, em referência à edificação bíblica. Em seguida, três cristais surgiram em torno da estrutura e os demônios mais uma vez infestaram as ruas de Tóquio.

É nesse ambiente que o personagem se insere como um dos Demon Busters, pessoas com a capacidade de domar as criaturas invasoras. Após um incidente na instalação nuclear de Home II, o personagem é encontrado por um outro Buster e levado até Home III – Terceiro Lar – onde se desenrola o restante da narrativa.

Com um misto de tecnologia, ocultismo e características medievais, além de extrair elementos das mais diversas fontes mitológicas – Celta, Nórdica, Grega – o game se encaixa bem no estilo oriental de MMORPGs, sendo um grande caldeirão de referências às diversas culturas do mundo.

Uma apresentação satisfatória, porém bastante padrão

A linha da arte exposta no jogo segue o padrão corrente dos demais títulos provenientes do leste asiático. Isto, no entanto, não impede que sejam bem realizados, considerando-se a pequena escala de abrangência do game. As animações são bastante espalhafatosas e o sistema de combate se baseia enormemente em combos.

A trilha sonora, embora um tanto quanto peculiar para um MMO, é bastante adequada e se adapta à ação da tela. Ao realizar as diferentes ações, como barganhar ou confrontar um demônio, ou conversar com os diversos NPCs, as faixas se modificam para melhor refletir o que está sendo feito. O único porém é que elas são bastante repetitivas, e caso o jogador se encontre em uma mesma área por bastante tempo sem realizar nada de excepcional, podem se tornar cansativas.

A interface é bastante simples, mas não é muito intuitiva. Existe um mapa e um radar em duas janelas diferentes, o que não faz muito sentido. Algumas opções de progressão de personagem devem ser ativadas manualmente, o que para iniciantes pode ser confuso. Ao menos está explicado no tutorial.

Chicotes não servem para domar estes leões. Leões?



Em termos de jogabilidade, o elemento central do jogo é a interação entre o personagem do jogador e os diversos demônios que podem ser domados através do mundo. Existem centenas de tipos de demônios diferentes, que ainda podem ser miscigenados, criando novos. Isto, acoplado à grande variedade de acessórios e vestimentas, é o ponto forte do jogo, visto que é difícil encontrar personagens com demônios e itens idênticos – variedade é sempre bom neste gênero.

As interações com as criaturas são das mais variadas, de convencimento a combate, passando pela possibilidade de subjugá-las. Elas também reagem de formas diferentes às diversas ações realizadas – matar criaturas do mesmo tipo de seu aliado o deixará revoltado, por exemplo. O feedback, ao estilo dos jogos atuais, é presente através do título, com o game explicando o que se deve fazer freqüentemente.

O sistema de combate não parece ser nada espetacular, mas é razoavelmente elaborado. Baseado principalmente em combos – sequências de ataques que obtém um resultado mais espetacular que o normal – o jogo possui grande variedade de habilidades. Considerando que não há classes de personagem e o seu estilo de jogo é definido pelas escolhas que faz em termos de atributos, alinhamento e habilidades, é possível atingir um avatar completamente único.

A experiência Baixaki Jogos

Após a criação de personagem, que também é bastante conformista com os padrões de MMOs, existe uma série de tutoriais que devem ser completados inevitavelmente para se atingir o mundo de jogo em si. Enquanto isso é bastante útil para iniciantes, veteranos do gênero se sentirão um tanto quanto incomodados. Mas as informações expostas são importantes.

Tivemos tempo de executar uma missão após os tutoriais, que nos levou a convencer uma fada de que deveria vir conosco até o abrigo. A razão para isso era a fabricação de um remédio a partir de escamas da criatura. Passando por diversos outros jogadores com os mais variados companheiros, reparamos em pelo menos uns quatro tipos diferentes de demônios, o que é bastante variado para a primeira parte de uma zona inicial de um jogo deste porte. Ao final desta tarefa, o primeiro dilema moral foi colocado. Entregar a fada para que suas asas fossem removidas e utilizadas para mais remédio ou entregar apenas algumas escamas. O Baixaki Jogos teve seu lado misericordioso despertado e protegeu a criatura, mas teria você feito o mesmo? Mais uma conchinha no grande mar de MMORPGs... Mas essa até que brilha um pouco Como todo game do gênero, existe um período de adaptação de algumas horas, de forma a se sentir confortável com a interface, os gráficos, o som e os diversos elementos da história. Depois disso o jogo até que se revela interessante, com uma premissa simples porém promissora – trocadilho barato mas bastante preciso.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.