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terça-feira, 31 de março de 2009

Doom o Game q revolucionou

No final de 1993, a ID Software lançou um jogo para PCs que revolucionou o mercado de jogos para computador e influenciou todo um gênero de jogos. Este jogo é DOOM.


Antes de Doom havia um certo consenso de que o PC não era uma boa plataforma para jogos de ação. Com raras exceções, os jogos de ação que existiam na época para PC eram muito ruins. Foi quando em 1992 a ID Software lançou Wolfenstein 3D. Wolf 3D é um jogo de tiro em primeira pessoa aonde você é um soldado americano que tem que infiltrar numa fortaleza nazista. O jogo teve um relativo sucesso para a época, mas não se comparava ao que a ID ainda estava produzindo.
Os elementos básicos de Doom já se faziam presentes em Wolfenstein 3D: jogo em primeira pessoa, a possibilidade de troca de armas, portas magnéticas que só são abertas achando o cartão correspondente, labirintos repletos de segredos e muita violência. Contudo, com Doom a ID refinou esses elementos agregando a eles gráficos mais realistas, efeitos sonoros caprichados, o modo multiplayer e uma jogabilidade alucinante nunca vista antes em um jogo de ação para PCs.

Não é a toa que Doom é presença constante em quase todas as listas de melhores jogos de todos os tempos. Além de ter popularizado o gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, a sua possibilidade de ser jogado em rede inspirou a criação das lan houses. Outro aspecto pioneiro de Doom foi a existência de MODs que permitiam criar novas fases para o jogo.
Os MODs de Doom eram conhecidos como WADs, por causa da extensão dos arquivos customizáveis (.WAD). Tem designer de games atuais que começou fazendo WADs para Doom. Alguns desses WADs extrapolaram o conceito de Doom incluindo personagens dos Simpsons, Ghostbusters e Batman, entre outros. Foram criados vários utilitários para facilitar o trabalho com esses arquivos. De editores de mapas a editores específicos de som, por exemplo.
A engine de Doom foi licenciada e usada em jogos de outras companhias, como Heretic e Hexen. Esta prática se tornou comum na indústria de games, porque criar uma nova engine para jogos 3D é algo caro e trabalhoso.
O sucesso de Doom gerou uma infinidade de jogos do estilo FPS (first person shooter). Entre eles destacam-se o “Doom” de Guerra nas Estrelas da Lucas Arts - Dark Forces - e o inesquecível Duke Nukem 3D da 3D Realms

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