
Antes de Doom havia um certo consenso de que o PC não era uma boa plataforma para jogos de ação. Com raras exceções, os jogos de ação que existiam na época para PC eram muito ruins. Foi quando em 1992 a ID Software lançou Wolfenstein 3D. Wolf 3D é um jogo de tiro em primeira pessoa aonde você é um soldado americano que tem que infiltrar numa fortaleza nazista. O jogo teve um relativo sucesso para a época, mas não se comparava ao que a ID ainda estava produzindo.
Os elementos básicos de Doom já se faziam presentes em Wolfenstein 3D: jogo em primeira pessoa, a possibilidade de troca de armas, portas magnéticas que só são abertas achando o cartão correspondente, labirintos repletos de segredos e muita violência. Contudo, com Doom a ID refinou esses elementos agregando a eles gráficos mais realistas, efeitos sonoros caprichados, o modo multiplayer e uma jogabilidade alucinante nunca vista antes em um jogo de ação para PCs.
Os elementos básicos de Doom já se faziam presentes em Wolfenstein 3D: jogo em primeira pessoa, a possibilidade de troca de armas, portas magnéticas que só são abertas achando o cartão correspondente, labirintos repletos de segredos e muita violência. Contudo, com Doom a ID refinou esses elementos agregando a eles gráficos mais realistas, efeitos sonoros caprichados, o modo multiplayer e uma jogabilidade alucinante nunca vista antes em um jogo de ação para PCs.

Os MODs de Doom eram conhecidos como WADs, por causa da extensão dos arquivos customizáveis (.WAD). Tem designer de games atuais que começou fazendo WADs para Doom. Alguns desses WADs extrapolaram o conceito de Doom incluindo personagens dos Simpsons, Ghostbusters e Batman, entre outros. Foram criados vários utilitários para facilitar o trabalho com esses arquivos. De editores de mapas a editores específicos de som, por exemplo.
A engine de Doom foi licenciada e usada em jogos de outras companhias, como Heretic e Hexen. Esta prática se tornou comum na indústria de games, porque criar uma nova engine para jogos 3D é algo caro e trabalhoso.
O sucesso de Doom gerou uma infinidade de jogos do estilo FPS (first person shooter). Entre eles destacam-se o “Doom” de Guerra nas Estrelas da Lucas Arts - Dark Forces - e o inesquecível Duke Nukem 3D da 3D Realms
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