Durante a cobertura da CES 2011, em Las Vegas, tive a oportunidade de brincar um pouco com o jogo Killzone 3 no estande oficial da Sony. Apesar de ter sido uma experiência rápida, garanto desde já, valeu muito a pena.
Imenso. Este é melhor adjetivo que podemos dar para definir o estande na Consumer Electronics Show. A empresa nipônica investiu forte na feira, comprando até mesmo os painéis de entrada do Las Vegas Convention Center, deixando a marca à vista de todos.
Dentro do centro de convenções, a estratégia da Sony não foi diferente do que o Baixaki Jogos já vem informando há um tempo: alavancar o 3D a todo custo, assim como foi com o Blu-Ray. Não é para menos, já que ao vender televisores e o vídeo game com tal tecnologia, coloca em cheque o tempo de vida dos difundidos DVDs.
Zona da morte em 3D e com metranca
Entremeio a diversos televisores, notebooks, câmeras e filmadoras digitais que vão sair do forno em 2011, lá estava ele. Killzone 3. Todinho à disposição de uma fila de nerds que aguardavam horas para poder brincar só um pouquinho com o jogo.
O melhor de tudo é que a experiência era inédita, pois além de uma televisão 3D, pela primeira vez estava disponível para testes a metralhadora que acoplará o Move e Navigation Controller. Esperei muito na fila, mas consegui.
A metralhadora é leve e comporta 2 espaços para você incluir os controles. Em cima você adiciona o Move como o cano, e logo abaixo o Navigation Controller para se movimentar. Assim que peguei os óculos 3D e a arma, um instrutor orientou-me a configurar a sensibilidade de movimentação.
Este processo é realizado via software e deve ser configurado dentro do próprio jogo, apontando a mira para as áreas indicadas na tela. Feito isso, hora de dar uns headshots em alguns Helghast!
A profundidade do caos
Ânsia. Desejo. Preocupação. Esses três sentimentos estavam à toda com a adrenalina de jogar em frente a vários geeks que roíam as unhas para chegar sua vez. Mas nesta hora tudo desapareceu.
Parti para o campo de batalha e primeiramente observei o cenário caótico no qual me encontrava. Para minha surpresa, a sensação provocada pelo 3D acendeu uma descrença que eu tinha após jogar Gran Turismo 5 neste modo. Em Killzone 3, o efeito da estereoscópico funciona bem. Muito bem.
No pouco tempo que tive para teste – cerca de 5 minutos –, pela primeira vez senti a necessidade de adquirir uma televisão 3D para se extrair o máximo de um jogo. Tudo bem que nada saiu da tela como Avatar em um cinema IMAX, por exemplo, mas a noção de profundidade e os efeitos de vários tiros vindo de todos os lados foram o suficiente.
A fase de demonstração estava com bom acabamento e jeito de versão final. Junto a um grupo de soldados, o objetivo era alcançar um posto mais avançado, com direito a muitos snipers e robôs como adversários pelo caminho.
Em termos de texturas e gráficos, o jogo está muito superior ao segundo título, principalmente pela maravilhosa renderização da neve, algo que só vimos em Uncharted 2: Among Thieves. O áudio, porém, ficou complicado de avaliar pela falta de um home theater e também devido ao barulho ensurdecedor da feira.
Lock and loaded
E o Move? Bem, admito que jogar com a metralhadora leva um tempinho para se acostumar e pode cansar. Não raro você esquece que não basta usar o Navigation Controller para prosseguir, mas também apontar a arma bem para o lado que deseja ir.
Vale ressaltar ainda que a sensibilidade é muito alta e achar o equilíbrio ideal dela é uma tarefa para ser realizada com paciência. No entanto, o método de recarregamento da munição é bem intuitivo. Apenas inclina-se a metralhadora para a direita que o personagem automaticamente coloca mais cartucho.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.