A Bruxa de Blair dos Games
Ao contrário do que aconteceu com o primeiro jogo, a minúscula Frictional Games tem agora o considerável respaldo da gigante Paradox, que adquiriu os direitos sobre Black Plague. Não obstante, o orçamento disponível ainda não permitiu nada propriamente apoteótico, e alguns “truques”, como disse Thomas Grip foram necessários para garantir a atmosfera carregada do jogo.
Ao contrário do que se vê em muitos jogos, por exemplo,
Nada de mina abandonada dessa vez
Embora a busca de Philip pelo pai, que acreditava estar morto, ainda perdure, os ambientes de Black Plague não se parecem em nada com a mina abandonada de Overture.
Dessa vez, o protagonista se vê em uma instalação de pesquisa de alta tecnologia que parece há muito abandonada. Preso nesse sinistro complexo subterrâneo, o intrépido explorador deverá descobrir a verdade por trás do desaparecimento do seu pai.
Ainda acompanhado, porém...
Assim como acontecia em Overture,
Além de emitir vozes dentro da cabeça do protagonista, algumas vezes a assustadora Clarence poderá alterar completamente a percepção sensorial do jogador! Portanto, este nunca saberá com certeza se realmente o que está vendo ou ouvindo existe.
Descobrir quem é Clarence e qual é a sua ligação com Philip é um dos pontos altos do jogo.
Um ambiente interativo com soluções múltiplas
Uma das características mais interessantes de Penumbra é o fato de ter um ambiente quase completamente interativo. Praticamente qualquer coisa no cenário pode ser agarrada, lançada, quebrada... e por aí vai. Além disso, muitos puzzles da trama podem ser revolvidos de várias maneiras, o que confere ao jogo um clima muito mais dinâmico.
Também, ao contrário do que acontecia em jogos point-and-click do estilo Myst, a manipulação de cada objeto acontece de maneira única. Portanto, não basta clicar sobre o objeto que se deseja utilizar, deve-se realizar o movimento exato para se atingir um determinado objetivo.
As (péssimas) armas de fogo estão fora
Seja para dar ao jogo um clima característico ou pelo fato de a mecânica das armas de fogo do primeiro Penumbra ser péssima, o fato é que:
Penumbra é realmente um jogo bastante particular. Tendo ganhado destaque através de criatividade e o que se poderia chamar de “jogo de cintura”,trata-se mesmo de uma experiência nova em vários aspectos. Quem jogou Overture provavelmente irá se surpreender com um trabalho muito mais refinado
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