Vagas para Postadores

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Otherland



A ficção científica também é assunto nos videogames. Diversos títulos oferecem histórias magníficas, muitas vezes baseadas em obras literárias de autores. Tad Williams é um dos escritores de peso do gênero, e é responsável por livros como
Otherland e Memory, Sorrow and Thorn. Para a felicidade dos fãs do autor, a empresa alemã DTP Entertainment resolveu dar vida a uma das obras de Williams.


O jogo será inspirado em Otherland e promete fornecer uma experiência nova e única aos jogadores. Através de uma estrutura narrativa, o Otherland, nome atribuído ao título, deve se distinguir dos demais. Em vez de simplesmente ser guiado pelo jogo, cada um dos jogadores viverá uma história independente e individual no universo abrangido pelo jogo. Além disso, tudo irá se alterar de maneira dinâmica durante o jogo.


O Senhor dos Anéis de nossa era

O MMO (multiplayer online em massa) é inspirado em uma obra que, segundo o próprio Williams, é o Senhor dos Anéis de nossa era. Basicamente, a história envolve acontecimentos de um futuro próximo, no qual um grupo de milionários resolve criar um universo em realidade virtual. O problema é que este mundo é capaz prender as pessoas, o que deve ocasionar uma série de problemas. O autor ainda diz que: “o livro é sobre o futuro da interatividade e o jogo pega idéias dele e as usa como um ponto de partida e não necessita que os jogadores leiam a obra para entender o game”.

Um dos fatos interessantes de Otherland é a ausência de limites. Assim como no livro, o jogo será composto por mundos virtuais que envolvem ficção científica, fantasia, a era contemporânea, cartum e muito mais. O jogo ainda apresentará diversas culturas e experiências únicas que serão encontradas em determinados mundos. Além disso, cada um dos planetas será governado por entidades diferentes, ampliando significativamente a diversidade do jogo.

Caberá a você decidir qual caminho irá seguir, e por onde irá passar. Sua presença será importante no jogo, pois alguns NPCs (jogadores controlados pelo computador) podem manter memórias sobre seu personagem. Não se assuste se retornar a um determinado local e for saudado pelo guarda ou por um cidadão qualquer.

Um universo codificado

Em Otherworld, você também terá a chance de acompanhar diversas transformações nos mundos que compõem o título. Cada um deles pode se alterar de maneira brusca, capaz de se tornar irreconhecível para o jogador. Além disso, existem regras para cada um deles, e algumas podem não funcionar em todos os locais. A realidade virtual apresenta elementos que ainda vão além. Como todos são compostos por códigos, é possível manipulá-los para alterar suas armas, por exemplo. Realmente interessante.

Mas, antes de qualquer coisa, os jogadores irão conferir o famoso Lambda Mall. É neste local que o jogo começa. É aqui que todos iniciam a experiência de Otherland. O Lambda Mall pode ser descrito como um parque temático, um shopping e um complexo de entretenimento, livre de qualquer tipo de combate. Através dele, os jogadores também farão suas viagens interplanetárias com a ajuda dos tubos especiais e os Splines linhas que conectam edifícios ou mundos.

As viagens do jogo prometem ser fantásticas. Tudo que o jogador deve fazer é saltar dentro de um tubo e voar até um determinado nodo. A partir deste ponto, existem diversas escolhas e direções para se explorar. Ao utilizar os Splines como meio de transporte, você irá presenciar seu avatar “surfando” e terá um resultado similar a uma montanha russa.

Além das viagens, os jogadores também irão interagir constantemente com os NPCs e outras máquinas. No livro, os NPCs são chamados de “Puppets”, e o mesmo ocorre nos games. Fora estes seres, Otherworld também conta com Hosts

Descobrindo novas maneiras de lutar



Mas, caso o jogador deseje, ele pode simplesmente permanecer no Lambda Mall. O local conta com diversos jogos que podem ser experimentados por você, e ainda demonstra os maiores recordes. Contudo, uma vez conectado ao Host, o jogador ganha acesso a um software que fornece dicas e introduz o jogador a novas experiências.

Felizmente, Otherworld terá a exploração como um grande componente do jogo. Isso significa que é possível pesquisar planetas desconhecidos e descobrir novas rotas. Para isso é necessário possuir as habilidades ou a sabedoria requerida por cada planeta. Em alguns locais, você pode ser considerado um guerreiro com muitas habilidades, mas, estas mesmas desenvolturas podem ser inúteis em mundos em que a força bruta não é importante.


Como o jogo é uma combinação de mundos virtuais, é possível verificar diversos códigos eletrônicos nos jogadores e no ambiente. Estes códigos podem ser modificados, e são a base de toda a evolução. Conforme você progride no jogo, encontrará novos códigos, possibilitando a alteração de diversos atributos de seu avatar. A Themophic Capacity, ou simplesmente energia, é o combustível do seu personagem. Ao adquiri-la, seu poder é aumentado, e ao aprender como as coisas funcionam ou são construídas em cada mundo você é capaz de manipular elementos ao seu redor e a si mesmo.

Caso sua Themophic Capacity atinja o zero, seu personagem estará virtualmente morto com direito até mesmo a um cadáver. Seus restos são exibidos como “data morta”, que pode ser transformada em itens ou outros elementos, mas você não perde nada caso alguém utilize seus restos como matéria prima.

Dados distorcidos

Seus atos também refletirão diretamente na imagem do personagem. Basicamente, Otherworld apresenta dois avateres diferentes. O After You é uma representação superficial de seu personagem, enquanto o Real You é um avatar criado a partir de suas ações dentro do game. Caso você morra, renascerá na forma de Real You, que pode ser uma representação deformada e estranha de seu personagem. Mas não se preocupe, o After You pode ser reconstruído e tudo volta a ser como era antes.

Existe um modo Player-versus-Player em alguns mundos, que contam com diversos modos diferentes. Um deles permite que o jogador invada seu inimigo ou espalhe vírus capazes de roubar códigos. Estes vírus podem ser curados e, caso isso ocorra, o jogador ganha imunidade a determinados agentes. Ainda é possível criar antídotos e imunidades através de codificação, que também é capaz de gerar outros itens.

Otherworld ainda apresenta mundos relativamente diferentes dos demais MMO não só na parte estética. Cada um dos universos é dividido em fases e é necessário possuir determinados níveis para acessá-las. Sendo assim, Marte, por exemplo, não será um planeta em que será possível encontrar jogadores com uma grande lacuna entre seus níveis.

Além disso, os mundos também apresentam episódios diferentes, que formam uma história. O jogador pode ser experiente no episódio A, por exemplo, mas não tão desenvolvido no B ou C. Algumas vezes o título exige que você complete uma quest em um determinado episódio para avançar em outro.

Complexidade
promissora

Para tudo isso, é necessário lutar. Otherworld oferece um combate diversificado, desde lutas físicas até conflitos envolvendo poderes psíquicos. Em alguns momentos, você também contará com armas com aspecto futurístico, que podem lançar diversos tipos de projéteis alguns capazes de causar resultados devastadores.

Mas cuidado, caso você não siga algumas regras, causando o caos ou conflitando em um planeta, seu avatar pode ser punido. Os NPCs se lembrarão de suas atitudes, e isso pode influenciar em seu progresso. O jogo também contará com diversos tipos de moedas diferentes, dependendo de cada planeta, mas as informações ainda são escassas.

Otherworld é um título muito complexo e promissor. Existem muitas possibilidades no título e diversos elementos que estarão disponíveis no jogo prometem inovar o gênero. Tudo indica que o game será gratuito, mas nada ainda foi confirmado. O jogo deve ser lançado apenas em 2010, exclusivamente para PC.
(anfitriões) que são essenciais para as quests do jogo. Os anfitriões fornecem informações para que o jogador prossiga no game, indicando locais de interesse e quests.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.