Vagas para Postadores

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SEGA - HISTÓRIA DA EMPRESA

http://mob40.photobucket.com/albums/e201/nocontinues/jogos/Sega_qjpreviewth.jpg
O Brasil ainda vive reflexo do sucesso que os consoles da SEGA fizeram por aqui no começo dos anos 90. A Tectoy, representante da SEGA no Brasil, ainda comercializa os consoles em versões modernizadas, mesmo 20 anos depois do lançamento de Master System.

A relação da Tectoy com a SEGA começou em 1989, com o lançamento do, já citado, Master System, um console de oito bits, concorrente mundial do Nintendo Entertainment System (NES). As vendas superaram as expectativas e assim começou uma parceria que colocou o Brasil no mapa no mercado de entretenimento eletrônico.

A Nintendo largou atrasada na disputa. Quando o Super Nintendo apareceu por aqui, em 1993, a parceria Tectoy/SEGA já tinha 80% do mercado nacional de Games. O Master System e Mega Drive reinaram praticamente sozinhos, concorrendo apenas com os antigos Atari e clones de NES fabricados por aqui.

A empresa continuou lançando consoles e games da SEGA até 1999, mas nunca mais repetiu o feito alcançado nos primeiros anos da parceria, principalmente por causa do colapso da empresa japonesa, responsável por sucessos como Sonic e Alex Kidd. A Tectoy foi obrigada a diversificar e focou em outros produtos eletrônicos, como Videokês, até recentemente.

Atualmente há duas versões dos consoles clássicos da SEGA ainda comercializados oficialmente pela Tectoy: o Master System III (R$ 199,00) e o Mega Drive III (R$ 289,00). As versões atuais têm design bem diferente dos originais, são menores e mais leves, e são voltados ao público de baixa renda. O Master System III possui 131 jogos na memória, mas não há slots para inserir os velhos cartuchos. O mesmo acontece com o Mega Drive III (86 jogos na memória). Outra desvantagem dos modelos é que não há suporte para os antigos controles nem para adaptadores.

Zeebo
Com a chegada de Zeebo, esperado para o final do ano, a Tectoy praticamente sela a longa e bem-sucedida era da SEGA no Brasil, já que os consoles, saturados no mercado, sofrem concorrência cada vez mais acirrada do PlayStation 2, que oferece preços mais acessíveis a cada ano e lideram as vendas em todas as camadas sociais.

O Zeebo pretende recolocar a Tectoy no mercado, com boas inovações, como download de jogos via rede 3G, que impossibilitam a pirataria, ao mesmo tempo em que os games originais ficam bem mais baratos.

Para os fãs da SEGA, restam as coletâneas de jogos clássicos, presentes nos consoles modernos e no mercado de colecionadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Nos tutoriais:
- Leia os comentários, sua dúvida pode já estar respondida;

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.